Saiba mais sobre a women's history month

O Mês da História da Mulher, que é comemorado nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália em março, e em outubro no Canadá, começou com um único dia. O Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, tem sido celebrado de alguma forma desde 1911. A data foi oficialmente comemorada pelas Nações Unidas em 1975 e, dois anos depois foi reconhecida de forma oficial pela ONU.

Na década de 1970, grupos locais e municípios começaram a celebrar a Semana da História da Mulher. De acordo com o Museu Nacional de História da Mulher, baseado na Virgínia,uma das celebrações mais notáveis foi organizada em Santa Rosa, na Califórnia, pela Força-Tarefa de Educação da Comissão do Condado de Sonoma sobre o Status das Mulheres, em 1978.

O movimento foi tão popular que as pessoas começaram a fazer lobby por uma atenção mais formal e, em 1980, o presidente Jimmy Carter designou a primeira Semana Nacional da História da Mulher, oficialmente, começando em 08 de março daquele ano.

Escolas, universidades e governos locais perceberam que esse período permitiu que eles não apenas celebrassem as conquistas das mulheres, mas também olhassem criticamente para a igualdade e as oportunidades das mulheres, e educassem as pessoas sobre a história delas. Era apenas uma questão de tempo antes que a semana se tornasse um mês inteiro.

De acordo com a Aliança Nacional da História das Mulheres (organização americana sem fins lucrativos), os estados americanos começaram a declarar todo o mês de março como o Mês da História da Mulher até 1986. No ano seguinte, em março de 1987, o Congresso declarou oficialmente o primeiro Mês da História.

Confira a nossa programação

1

Nessa sexta (11) às 14h30 teremos um incrível Talk em comemoração ao Women’s History Month !

A busca pela independência financeira e liberdade têm levado cada vez mais mulheres a buscarem novos cenários de atuação e com isso o empreendedorismo tem se tornado realidade no meio feminino. Dentro de um cenário pandêmico, a alta capacidade de resiliência pessoal foi peça fundamental para a retomada e manutenção dos negócios. Logo, a digitalização dos processos e participação no mercado digital se tornou indispensável para manter qualquer negócio vivo e lucrativo.

Para falar desse assunto receberemos a Publicitária e Head de Social Media e Conteúdo Beatriz Cordeiro que já atendeu mais de 30 empresas e inúmeros clientes ao longo de seus anos de trabalho neste ramo. Além disso, Beatriz auxilia no desenvolvimento de conteúdo online e estratégia digital, pesquisa de mercado e atualizações constantes.

2

Seguindo nossa programação do Women’s Month, nesse Sábado (12) teremos mais um incrível Talk na nossa Library do ICBEU!

Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. Um dos objetivos está voltado para adoção e fortalecimento de políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis. Neste sábado, receberemos no ICBEU MANAUS a advogada e escritora Cynthia Rocha para um bate papo sobre esse tema e quais perspectivas de implementação no do futuro.

Cynthia Rocha Mendonça: É advogada, Mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA, bacharel em Economia e especialista em Direito Tributário pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM e em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. É membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB, seccional Amazonas e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - ABMCJ, atuando notadamente nas ações de combate à violência contra a mulher. É palestrante em temas que tratam dos direitos humanos das mulheres e voluntária em causas sociais.