O Black History Month é uma celebração anual originada nos Estados Unidos, onde também é conhecido como Mês da História Afro-americana. Recebeu reconhecimento oficial de governos dos Estados Unidos e Canadá e, mais recentemente, foi observado na Irlanda, Holanda e Reino Unido. Começou como uma forma de relembrar pessoas e acontecimentos importantes na história da diáspora africana. É comemorado em fevereiro nos Estados Unidos e Canadá, enquanto na Irlanda, Holanda e Reino Unido é comemorado em outubro.

O Black History Month foi proposto pela primeira vez por educadores negros e os Black United Students da Kent State University em fevereiro de 1969. A primeira celebração do Black History Month aconteceu no estado de Kent um ano depois, de 2 de janeiro a 28 de fevereiro de 1970.

Seis anos depois, o Black History Month estava sendo celebrado em todo o país em instituições educacionais, centros de cultura negra e centros comunitários, grandes e pequenos, quando o presidente Gerald Ford reconheceu o Mês da História Negra em 1976, durante a celebração do Bicentenário dos Estados Unidos . Ele exortou os americanos a "aproveitarem a oportunidade para homenagear as realizações muitas vezes negligenciadas dos negros americanos em todas as áreas de atuação ao longo de nossa história".

Em 21 de fevereiro de 2016, Virginia McLaurin, residente de Washington D.C. com 106 anos e voluntária da escola, visitou a Casa Branca como parte do Mês da História Negra. Quando questionado pelo presidente por que ela estava lá, McLaurin disse: "Um presidente negro. Uma esposa negra. E estou aqui para celebrar a história negra. É para isso que estou aqui."

PROGRAMAÇÃO

CONVIDAMOS A TEACHER DR. MARISTELA SILVA PARA UM BATE-PAPO SOBRE AUTORAS NEGRAS QUE FIZERAM HISTÓRIA NA LITERATURA AMERICANA.

MARISTELA SILVA É DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSITY OF NOTTINGHAM (2016), REINO UNIDO. ATUALMENTE, É PROFESSORA DO CURSO DE LETRAS E DIRETORA DA EDITORA UNIVERSITÁRIA. NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA), E ATUA HÁ MAIS DE DEZ ANOS COMO COORDENADORA PEDAGÓGICA NO ICBEU MANAUS, ONDE AINDA É RESPONSÁVEL PELA CAPITAÇÃO DOS PROFESSORES. POSSUI AMPLA EXPERÊNCIA NA ÁREA DE LETRAS COM ÊNFASE EM LÍNGUA INGLESA, ATUANDO NOS MAIS DIVERSOS TEMAS, DENTRE ELES, A CULTURA DOS ESTADOS UNIDOS.

O EVENTO ACONTECEU NOS DIAS 18/02/2022 ÀS 15H40 E 19/02/2022 ÀS 10H15 NA LIBRARY DO ICBEU MANAUS.

7

Convidamos a Pesquisadora Jayane Sampaio para um bate-papo sobre as histórias dos escritores brasileiros que passaram por dificuldades durante suas carreiras por conta de sua cor, ressaltando as cicatrizes deixadas pelo tempo por consequência do preconceito.

Jayane Sampaio é Pesquisadora de um Projeto de Extensão cujo objetivo é descobrir o que afasta e atrai o jovem para leitura, coordenado pela UEA, onde cursa o 4º período de Letras.

O evento aconteceu no dia 24/02/2022 às 09hrs na Library do ICBEU Manaus.

8

Celebrating Black History Month

The Library ICBEU preparou, especialmente para você, o e-book "Celebrating Black History Month", que conta a história desta celebração nacional e figuras importantes na história afro-americana. Utilizando os links que estão nas páginas deste e-book você poderá acessar o Online Library Resources que é um recurso incrível, onde você pode desfrutar de uma coleção exclusiva de livros virtuais, audiobooks e ainda filmes, documentários através do e-library que contém material exclusivo para alunos de Espaços Americanos e em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos. Também é possível realizar várias visitas virtuais por diversos museus do mundo.

Encontre lugares especiais, momentos históricos e jornadas pessoais que contribuem para as conversas sobre a representação, identidade e diversidade negra na história de nossa nação e hoje.

BLACK HISTORY MONTH PLAYLISTS

LIVE BATE-PAPO COM CARLINHOS BROWN

Como parte da programação da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil para o Mês da História Afro-Americana, assista ao bate-papo com Carlinhos Brown que foi transmitido no dia 15 de fevereiro, às 15h30.

Durante a live, você vai ter a chance de conhecer um pouco mais sobre a história do cantor e saber como a música pode contribuir para um mundo mais diverso e inclusivo.

Dicas de Séries e Ebooks