WOMEN'S HISTORY MONTH

WHY DO WE CELEBRATE WOMEN'S HISTORY MONTH?

Mês da História da Mulher, que é comemorado nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália em março, e em outubro no Canadá, começou com um único dia. O Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, tem sido celebrado de alguma forma desde 1911. A data foi oficialmente comemorada pelas Nações Unidas em 1975 e, dois anos depois foi reconhecida de forma oficial pela ONU.

Na década de 1970, grupos locais e municípios começaram a celebrar a Semana da História da Mulher. De acordo com o Museu Nacional de História da Mulher, baseado na Virgínia, uma das celebrações mais notáveis foi organizada em Santa Rosa, na Califórnia, pela Força-Tarefa de Educação da Comissão do Condado de Sonoma sobre o Status das Mulheres, em 1978.

O movimento foi tão popular que as pessoas começaram a fazer lobby por uma atenção mais formal e, em 1980, o presidente Jimmy Carter designou a primeira Semana Nacional da História da Mulher, oficialmente, começando em 08 de março daquele ano.

Escolas, universidades e governos locais perceberam que esse período permitiu que eles não apenas celebrassem as conquistas das mulheres, mas também olhassem criticamente para a igualdade e as oportunidades das mulheres, e educassem as pessoas sobre a história delas. Era apenas uma questão de tempo antes que a semana se tornasse um mês inteiro.

De acordo com a Aliança Nacional da História das Mulheres (organização americana sem fins lucrativos), os estados americanos começaram a declarar todo o mês de março como o Mês da História da Mulher até 1986. No ano seguinte, em março de 1987, o Congresso declarou oficialmente o primeiro Mês da História das Mulher.

PROGRAMAÇÃO

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 1X1

Em comemoração ao mês das Mulheres, convidamos a Diretora Executiva da Singulari Luciana Minev para um bate-papo sobre o espaço da mulher no mercado de trabalho.

Luciana Minev é mestre em Engenharia da Produção (UFRJ). Fundadora da Singulari Consultoria. Possui uma vasta experiência como consultora de Gestão de Pessoas no Brasil e na Holanda. Atua como mentora de empreendedores em diferentes ramos de negócio. Diretora da ABRH – AM entre 2013 e 2015. Membro da comunidade Global Shapers filiada ao Fórum Econômico Mundial. Consultora com certificação internacional MBTI I & II. Professora de Pós Graduação. Autora do livro “Sucessão em Empresas Familiares: Um estudo multicaso no Amazonas”.

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 1X2

Finalizando nossa programação do Women’s History Month, convidamos a Jornalista Luana Borba, editora chefe e apresentadora do Jornal do Amazonas, para um bate-papo com o tema: "Chegando lá: Mulheres no Jornalismo", com dicas preciosas de como realizar sonhos profissionais!

Luana Borba possui certificação em edição de imagens, Media Training, Maestria Emocional, Programação neurolinguística e Interpretações de expressões. Trabalhou como apresentadora na CBN Amazônia e a atualmente é Editora chefe e Apresentadora do Jornal do Amazonas 2ª Edição, da Rede Amazônica (Manaus). Já passou pelas emissoras Amazon Sat (Manaus), onde atuou como repórter e apresentadora, Rede Globo Nordeste (Recife), onde fez reportagens e participações ao vivo, e TV Verdes Mares (Fortaleza), onde fez participações em rede e apresentou o Bom Dia Ceará. Em 2019 e este ano, participou das comemorações pelos 50 anos do Jornal. Nacional, apresentando o telejornal mais importante do país, representando o estado do Amazonas.

WOMEN WHO DID AMAZING THINGS!

Margaret Eloise Knight foi uma inventora americana, principalmente da sacola de papel de fundo plano. Ela foi chamada de "a inventora mulher mais famosa do século 19". Ela estava trabalhando em uma fábrica de sacolas de papel quando inventou uma nova maneira de montar as sacolas.

Marie Van Brittan Brown era enfermeira e inovadora. Em 1966, ela inventou o sistema de segurança residencial junto com seu marido Albert Brown, um técnico em eletrônica. No mesmo ano, eles solicitaram uma patente para seu inovador sistema de segurança, concedida em 1969.

Mildred Ella "Babe" Didrikson Zaharias foi uma atleta americana que se destacou no golfe, basquete, beisebol e atletismo. Ela ganhou duas medalhas de ouro no atletismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 1932, antes de se voltar para o golfe profissional e vencer 10 campeonatos principais LPGA.

Sybil Ludington foi uma heroína da Guerra Revolucionária Americana. Em 26 de abril de 1777, aos 16 anos, ela fez um passeio a cavalo a noite toda para alertar as forças da milícia nas cidades de Putnam County, Nova York, e Danbury, Connecticut, sobre a aproximação das forças britânicas.

Josephine Baker era uma artista francesa nascida nos Estados Unidos, agente da Resistência Francesa e ativista dos direitos civis. Sua carreira foi centrada principalmente na Europa, principalmente em sua França adotiva.

Virne Beatrice "Jackie" Mitchell Gilbert foi uma das primeiras lançadoras do sexo feminino na história do beisebol profissional. Arremessando para o time de beisebol da liga secundária Classe AA de Chattanooga Lookouts em um jogo de exibição contra o New York Yankees, ela eliminou Babe Ruth e Lou Gehrig em sucessão.

Mary Elizabeth Anderson foi uma incorporadora imobiliária americana, rancheira, viticultora e inventora da lâmina do limpador de pára-brisa. Em 10 de novembro de 1903, Anderson recebeu sua primeira patente para um dispositivo automático de limpeza de vidros de carro controlado de dentro do carro, chamado limpador de pára-brisa.

Amelia Mary Earhart foi uma pioneira e autora da aviação americana. Earhart foi a primeira mulher aviadora a voar sozinha pelo Oceano Atlântico. Ela estabeleceu muitos outros recordes, escreveu livros best-sellers sobre suas experiências de vôo e foi fundamental na formação da The Ninety-Nines, uma organização para pilotos do sexo feminino.

WOMEN IN STEM

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 2X1

Ellen é a primeira mulher hispânica no espaço, viajando a bordo do Ônibus Espacial Discovery em 1993. Ela trabalhou como pesquisadora no Laboratório Nacional Sandia, onde co-inventou duas patentes para processamento de imagem híbrido óptico / digital antes de iniciar sua carreira na NASA. Ela é uma flautista com formação clássica e tem quatro escolas com seu nome em três estados (até agora!).

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 2X2

Annie era uma cientista da computação, matemática e cientista de foguetes que trabalhou na NASA, antes mesmo de ela ser chamada de NASA. Ela foi co-autora de vários artigos sobre motores nucleares em foguetes ao longo de sua carreira. Em sua vida pessoal, ela treinou afro-americanos para fazer o teste de votação que o Alabama exigia antes da lei de direitos civis dos anos 1960, que proibia essa prática.

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 2X3

Mae é a primeira mulher afro-americana no espaço, viajando a bordo do Ônibus Espacial Endeavor em 1992. Ela entrou na faculdade de Engenharia Química na Universidade de Stanford quando tinha apenas 16 anos de idade. Ela também é médica treinada, dançarina, atriz, autora e professora.

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 2X4

Chien-Shiung foi um físico experimental que trabalhou no Projeto Manhattan em Hanford, Washington. Seus experimentos ajudaram dois colegas a ganhar o Prêmio Nobel de Física de 1957. Chien-Shiung lecionou nas Universidades de Princeton e Columbia e ganhou muitos prêmios por seu trabalho.

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 3X1

Hedy patenteou uma tecnologia que permite que os sinais de rádio saltem frequências, o que torna possível a comunicação por telefone celular, wi-fi e militar. Ela foi uma das atrizes mais populares de sua época e estrelou 30 filmes de Hollywood durante as décadas de 1930 e 1940. Hedy acabou com seu (infeliz) casamento com um traficante de armas nazista, mudou-se para a América e ofereceu sua invenção à Marinha dos EUA para apoiar o esforço de guerra.

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 3X2

Evelyn foi a segunda mulher afro-americana a obter um doutorado. em matemática e ajudou nas primeiras missões espaciais da América, como o programa Apollo. Felizmente para seus alunos, Evelyn adora ensinar nas áreas STEM e trabalhou em universidades, escolas de ensino fundamental e escreveu um livro didático. Ela nasceu e foi criada em Washington, D.C., e morou no Tennessee, Califórnia, Connecticut e Texas, onde vendia ovos de galinha com o marido.

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 3X3

Aos 81 anos, Bárbara se tornou a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Fisiologia da Medicina como resultado de seu próprio trabalho (as outras mulheres que já haviam conquistado essa categoria faziam parte de times com homens). Ela descobriu a transposição genética, quando os genes mudam de posição nos cromossomos, estudando o milho por 26 anos. Ela é comemorada em selos postais dos EUA e da Suécia, e tem edifícios com seu nome na Cornell University e Cold Spring Harbor Laboratory. Há também uma rua com o seu nome em Berlim.

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 3X4

Ruby was a biochemist and biologist whose research helped lead to vaccines against polio and infantile paralysis. Her father, brother, and sister were sent to internment camps during World War II but she was living in a different state and was spared a similar fate. Ruby taught microbiology and did cancer research at universities in Ohio and Indiana She also researched serums and antitoxins at William S. Merrell Laboratories.

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 4X1

Nora foi a primeira mulher a se formar em engenharia civil nos EUA e lutadora pela igualdade de gênero - assim como sua avó, Elizabeth Cady Stanton. Ela até resolveu um problema chave em hidrodinâmica enquanto fazia sua pesquisa para tese na Cornell. Nora era uma lutadora - ela processou a Sociedade Americana de Engenheiros Civis depois que eles só permitiram que ela fosse um membro júnior. Ela foi a primeira mulher a ser admitida na organização.

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 4X2

Floy Agnes "Aggie" Lee trabalhou como técnica em hematologia, testando o sangue de cientistas que foram expostos a grandes quantidades de radiação durante o Projeto Manhattan. Ela faleceu no início deste mês, mas seu legado como uma defensora feroz da educação STEM e uma mulher de uma minoria que fez pesquisas pioneiras sobre radiação e câncer continua viva.

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 4X3

Blanche J. Lawrence trabalhou na Divisão de Saúde do Laboratório Metalúrgico da Universidade de Chicago ou "Laboratório Met" durante o Projeto Manhattan. Ela foi uma das poucas mulheres cientistas afro-americanas de sua época.

WOMEN'S HISTORI MONTH 2021 4X4

Irène Joliot-Curie é filha da famosa cientista Marie Curie. Mas Joliot-Curie é famosa por seus próprios méritos - como ganhadora do Prêmio Nobel, inovadora da ciência e matemática talentosa.

Pergunte ao seu Teacher como assistir os conteúdos exclusivos do eLibrary USA.

This film explores what it takes for women to make it in the music industry.

RBG chronicles the career of U.S. Supreme Court Justice Ruth Bader Ginsburg (RBG)

This documentary explores the passionate pursuit of Black women entrepreneurs.

This documentary tells the story of this pioneering African American journalist, activist, and suffragist.