O QUE É JAZZ?
Jazz é um tipo de música em que a improvisação é normalmente uma parte importante. Na maioria das apresentações de jazz, os músicos tocam solos que inventam na hora, o que requer considerável habilidade. Há uma enorme variedade no jazz, mas a maior parte do jazz é muito rítmica, tem um impulso para a frente chamado "swing" e usa notas "dobradas" ou "azuis". Frequentemente, você pode ouvir padrões de "chamada e resposta" no jazz, nos quais um instrumento, voz ou parte da banda responde a outro. (Você pode ouvir Ella Fitzgerald e Roy Eldridge fazendo "chamada e resposta" na aula de canto de Ella.) O jazz pode expressar muitas emoções diferentes, da dor à pura alegria. No jazz, você pode ouvir os sons da liberdade - pois a música tem sido uma voz poderosa para pessoas que sofrem tratamento injusto por causa da cor da pele ou porque viviam em um país governado por um ditador cruel.
JAZZ APPRECIATION MONTH
O Jazz Appreciation Month (carinhosamente conhecido como "JAM") foi criado pelo Smithsonian Museum em 2001 para reconhecer e celebrar a extraordinária herança e história do jazz durante todo o mês de abril.
O JAM tem como objetivo estimular e encorajar pessoas de todas as idades a participarem do jazz - estudar música, assistir a concertos, ouvir jazz no rádio e gravações, ler livros sobre jazz e muito mais.
JAZZ APPRECIATION MONTH 2021: WOMEN'S IMPACT AND CONTRIBUTION IN JAZZ
No ano passado, o programa de jazz do museu Smithsonian intensificou seus esforços em reconhecer as contribuições das mulheres no jazz, desde o desenvolvimento inicial do gênero até os sucessos e desafios atuais. O trabalho está longe de ser concluído e continuará a ser uma parte integrante de esforço contínuo, à medida que investigamos o rico legado histórico da forma de arte indígena da América.
Este ano, o Jazz Appreciation Month reconhecerá e explorará o legado histórico da pianista, cantora, compositora, contadora de histórias e ativista dos direitos civis Nina Simone.
NINA SIMONE
Eunice Kathleen Waymon (21 de fevereiro de 1933 - 21 de abril de 2003), conhecida profissionalmente como Nina Simone, foi uma cantora, compositora, musicista, arranjadora e ativista dos direitos civis americana. Sua música abrangeu uma ampla gama de estilos musicais, incluindo clássico, jazz, blues, folk, R&B, gospel e pop.
A sexta de oito filhos nascidos em uma família pobre em Tryon, Carolina do Norte, Simone inicialmente aspirava ser pianista de concerto. Com a ajuda de alguns apoiadores em sua cidade natal, ela se matriculou na Juilliard School of Music em Nova York. Ela então se candidatou a uma bolsa de estudos no Curtis Institute of Music, na Filadélfia, onde teve sua admissão negada, apesar de uma audição bem recebida, que ela atribuiu à discriminação racial. Em 2003, poucos dias antes de sua morte, o Instituto concedeu-lhe um título honorário.
Para ganhar a vida, Simone começou a tocar piano em uma boate em Atlantic City. Ela mudou seu nome para "Nina Simone" para se disfarçar dos familiares, tendo optado por tocar "a música do diabo" ou o chamado "piano de coquetel". Ela foi informada na boate que ela teria que cantar com seu próprio acompanhamento, o que efetivamente lançou sua carreira como vocalista de jazz. Ela gravou mais de 40 álbuns entre 1958 e 1974, fazendo sua estréia com Little Girl Blue. Ela teve um single de sucesso nos Estados Unidos em 1958 com "I Loves You, Porgy". Seu estilo musical fundia gospel e pop com música clássica, em particular Johann Sebastian Bach, e acompanhava canto expressivo de jazz em sua voz de contralto.
OUÇAS NAS PLATAFORMAS DIGITAIS
ELIBRARY USA
A eLibrary USA é a biblioteca eletrônica mais utilizada nos Estados Unidos para pesquisa e estudo. A Embaixada Americana disponibiliza o acesso para alunos do ICBEU Manaus.
Se você é um aluno do ICBEU Manaus e quer acessar o conteúdo exclusivo que a eLibrary USA tem a oferecer, não deixe de perguntar ao seu professor as credenciais de acesso.
JazzTimes é uma revista americana dedicada ao jazz. Publicado 10 vezes por ano, foi fundado em Washington, D.C. em 1970 por Ira Sabin como o boletim informativo Radio Free Jazz para complementar sua loja de discos.
A história do jazz desde a sua origem em Nova Orleans, na virada do século XX, até os dias atuais. Este documentário dirigido por Ken Burns mostra como o encontro entre a cultura das ruas e a criatividade da comunidade negra fez surgir um novo jeito de se fazer música. Os pioneiros do jazz: Buddy Bolden, o cornetista "louco"; Sidney Bechet, o prodígio do clarinete; e Freddie Keppard, o trompetista virtuoso que recusou a fama para preservar os segredos de sua arte.
As tensões da Guerra Fria são refletidas nos ritmos quebrados e melodias dissonantes do bebop e na vida conturbada da maior estrela do bebop, Charlie 'Bird' Parker. Suas improvisações e estilo de vida autodestrutivo e infestado de narcóticos são copiados por outros músicos. Seu parceiro de longa data, Dizzy Gillespie, tenta popularizar o novo som, no entanto, o público jovem está desmaiando por causa de cantores pop como Frank Sinatra. Louis Armstrong forma o All Stars, mas encontra o racismo em Nova Orleans.
GOOGLE TOOLS AND ACTIVITIES
FOR MUSIC EDUCATION
Muitas vezes é comum focar nos "4 grandes" das artes da linguagem, matemática, ciências e estudos sociais ao explorar ferramentas de tecnologia para o aprendizado. No entanto, é importante ver como a tecnologia pode ser integrada a todas as áreas temáticas e habilidades.
Uma área excelente para usar as ferramentas do Google é a educação musical. A tecnologia pode ajudar os alunos a criar sua própria música, bem como explorar e compreender conceitos musicais que podem ser difíceis de visualizar de outra forma.
Daremos uma olhada em muitas ferramentas do Google, ou que funcionam com o Google, que podem ser usadas para ensinar, aprender e criar com música. Isso inclui o Chrome Music Lab, o Song Exploder's Inside Music, o AI Duet, o Groove Pizza, o Mix Lab, o Flat e muitos mais!
Veja abaixo os links de todas essas ferramentas.
Slideview (clique aqui para mais informações)