<Saiba mais sobre o Hour Of Code>
O projeto “Hora do Código™️” começou como uma introdução de uma hora à ciência da computação, criado para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos e participar dessa área científica tão relevante nos dias atuais. Desde então, esse evento tornou-se um esforço global para celebrar a ciência da computação, proporcionando diversas atividades envolvendo a temática com duração de uma hora, alcançando crianças e adolescentes para fazerem parte dessa jornada - etal campanha é apoiada por mais de 400 parceiros e 200 mil educadores no mundo todo.
Pensando nisso, o ICBEU Manaus em parceria com a ControlBot, FabLab Manaus, GEN+ e Kainos Maker elaborou para estudantes e a comunidade a “Hour of Code”, oferecendo uma programação especial com workshops e talks presenciais.
Entendemos que todo aluno deveria ter a oportunidade de aprender sobre ciência da computação, uma vez que ela proporciona o desenvolvimento de habilidades, como criatividade, raciocínio lógico e resolução de problemas. Começando cedo, os estudantes terão uma base importante para serem bem-sucedidos em qualquer carreira do século XXI.
As atividades terão início no dia 01 de Dezembro e serão finalizadas no dia 04 de Dezembro. Venha conosco aprender e fazer parte dessa comunidade tão gigantesca!
<Confira a nossa programação>
Descubra Python através de seus erros e acertos e entre no mundo da programação.
Gabriel Santos: Técnico em mecatrônica pela Fundação Nokia de Ensino, onde desenvolveu o processo tecnológico de Sílica através do cauxi e formando em Engenharia de Controle e Automação com foco em desenvolvimento de tecnologias nativas com NodeJs e Python.
Você sabe o que é uma startup ou como desenvolver uma?
Uma startup é uma empresa que está em seu início, sem plano de negócios ou produto completamente definido, mas que tem algo novo a mostrar ao mercado. No evento “Hour of Code” você pode aprender a desenvolver suas ideias empreendedoras assim como uma noção de como iniciar suas startup.
Afonso Duarte: Universitário do curso de direito. Desenvolvedor de uma startup e também palestrante no intuito de incentivar jovens a construir suas ideias e desenvolver seus projetos.
Os participantes irão aprender conceitos básicos de inteligência artificial, aprendizado de máquina, dados de treinamento e erros, enquanto exploram questões éticas e como a IA pode ser usada para resolver problemas mundiais.
Gabriel Santos: Técnico em mecatrônica pela Fundação Nokia de Ensino, onde desenvolveu o processo tecnológico de Sílica através do cauxi e formando em Engenharia de Controle e Automação com foco em desenvolvimento de tecnologias nativas com NodeJs e Python.
O RoboMind é uma plataforma para o ensino do Pensamento Computacional através da lógica de programação escrita e gamificada, vamos programar!?
Jonathas Souza Pinheiro: Diretor educacional da Kainos Maker, professor de robótica educacional e pensamento computacional e representante da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa no núcleo Amazonas.
Evellyn Rayana Oliveira: Ganhadora do Melhor projeto de pesquisa do First Lego League de 2018, 2° lugar na olimpíada Brasileira de Robótica, Nível 1, Menção honrosa na OBR de 2019 e Diretora Administrativa da Kainos Maker.
Uma aldeia está ameaçada de incêndio e precisa de você para codificar uma solução! Conheça seu ajudante de codificação, o Agente do Minecraft, e programe o Agente para navegar pela floresta e coletar dados. Esses dados ajudarão o Agente a prever onde ocorrerão os incêndios. Em seguida, codifique o Agente para ajudar a evitar a propagação do fogo, salve a aldeia e traga vida de volta à floresta. Aprenda o básico da codificação e explore um exemplo do mundo real de inteligência artificial (IA).
Alexandre Mendonça: No ensino da cultura maker, já participou de vários eventos ligados a área como Maker Day Brasil, Star Wars Week ICBEU Manaus, Stories on a String e o Book Fair. Apoiado pelo ICBEU Manaus e a Missão Diplomática dos Estados Unidos, tem se dedicado a levar a cultura maker a alunos e professores da zona ribeirinha e rural da cidade de Manaus.
A computação desplugada é uma metodologia que proporciona o aprendizado dos conceitos computacionais de forma simples e interativa, sem a utilização de computador. Nesse formato não é preciso utilizar programas específicos, apenas vivenciar a programação de forma concreta. Nesta oficina foram selecionadas atividades desplugadas envolvendo linguagem de programação.
Karla Pereira: Doutoranda em Informática. Mestre em Informática. Membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Mentora das Residências Online de Aprendizagem Criativa da Bahia. Cofundadora e Diretora de Gestão Estratégica da Startup GEN+. Educadora Maker. Pesquisadora voluntária da PlacaMãe.org_.
Guilherme Vilagelim: Geógrafo. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrado em Geografia. Diretor de Inovação da startup GEN+. Atua como Assessor Técnico em Captação de Recursos e em Geotecnologias. Desenvolve pesquisas nas áreas de Saúde Coletiva, Desenvolvimento Local e Mapeamento Participante com Povos Tradicionais e Comunidades ribeirinhas. Ocupa o cargo de professor de Geografia na Secretaria de Estado de Educação e Desporto -Seduc/AM.
O Theremin é um dos primeiros instrumentos musicais eletrônicos, tendo sido desenvolvido nos anos 1920. Ele consiste em duas partes — uma controla o volume e a outra, o tom. Com programação e Arduino iremos construir o Theremin e fazer músicas!
Carlos Junio: Designer formado pela UFAM e pós graduado em Design e Mercado pela Faculdade Martha Falcão. Integrante da comunidade Makers Manaus, onde vem atualmente estudando os processos de fabricação digital, sua utilização e aplicação na fabricação, educação e em uma nova forma de se criar protótipos e produtos de maneira mais colaborativa. Desde 2016 vem atuando como líder da comunidade Makers Manaus através de atividades práticas difundindo os conceitos da cultura maker. Atualmente é um dos diretores do Fab Lab Manaus, um laboratório de fabricação digital ligado a uma rede com mais de 1800 laboratórios pelo mundo.
A Tecnologia e a Ciência da Computação estão em todos os lugares do mundo ao nosso redor. E estão ajudando a resolver alguns dos problemas mais difíceis que enfrentamos no mundo.
Para a Hora do Código™ deste ano, vamos ver como os computadores e a tecnologia podem ajudar a combater os incêndios florestais.
Programe um jogo com o professor Tiago Cauassa e o Microsoft MakeCode Arcade que recria as condições para um incêndio florestal e, em seguida, programe seu avião bombeiro para borrifar água e apagar as chamas!
Tiago Cauassa: Educador atuante na área das tecnologias educacionais desde o começo da sua carreira. Iniciou sua jornada no ensino superior aos 17 anos em Licenciatura em Informática (atual Computação), na Universidade do Estado do Amazonas. Complementou sua formação superior no Canadá no curso de Bacharel em Tecnologia da Informação voltado para Gerenciamento de Projetos em T.I. patrocinado pelo governo federal, onde teve a oportunidade de aprender e aplicar seus conhecimentos estagiando na Tuscany International Drilling e em Calgary.
Usando a programação desplugada você poderá programar seu percurso com blocos de papel para encontrar um tesouro.
Flaviana Lopes: Acadêmica de Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual do Amazonas.
<Hour of Code 2020>
Confira o que aconteceu na segunda edição do Hour of Code, totalmente on-line.