HOUR OF CODE

Hora do Código™ começou como uma introdução de uma hora à ciência da computação, criada para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos e ampliar a participação na área desta ciência. Desde então ela tornou-se um esforço global para celebrar a ciência da computação, começando com atividades de programação com 1 hora de duração, mas expandindo-se para todos os tipos de esforços de comunidade. Esta campanha popular é apoiada por mais de 400 parceiros e 200 mil educadores no mundo todo.

ICBEU Manaus em parceria com Núcleo Amazonas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, ControlBot, Edu Inovam, Kainos Maker, Lumabyte e Team ProdiXy realizou para a comunidade a “Hour of Code” com uma programação especial com workshop e talk presencial e online .

Entendemos que todo aluno deveria ter a oportunidade de aprender ciência da computação, pois ela ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, lógica e criatividade. Começando cedo, os alunos terão uma base importante para serem bem-sucedidos em qualquer carreira do século XXI.

PROGRAMAÇÃO

1

Claudemiro Machado

Ensinando lógica de programação para crianças com jogos de forma lúdica e intuitiva com o Blockly: uma linguagem de programação baseada em quebra-cabeças, para que o primeiro contato com programação seja mais fácil e de forma divertida. Os pequenos explorarão o mundo da programação, desenvolverão o raciocínio lógico e a criatividade para criar um jogo.
Claudemiro Machado é CTO na Lumabyte Technologies, Cientista da Computação, Mentor, Inovador e entusiasta de ideias inovadoras, de empreendedorismo social e do intraempreendedorismo, além de tricampeão em hackatons, sendo último o Hackaton Space Apps da NASA.

2

Nelson Kenmochi

O Python é uma das linguagens de programação mais populares do mundo. Criado no início da década de 1990, ele tem uma ampla variedade de usos, desde automatizar tarefas repetitivas e escrever aplicativos Web até criar modelos de machine learning e implementar redes neurais. No Workshop "Introdução à linguagem Python" os participantes aprenderam inicialmente a escrever código básico do Python, declarar variáveis e trabalhar com entrada e saída do console.
Nelson Kenmochi, tem 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio e integrante da equipe de robótica Team Prodixy. Nelson foi medalhista de Ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica, prata na Olimpíada Canguru de Matemática e Bronze na Olimpíada Brasileira de Informática. Junto com sua equipe, na competição FIRST Tech Chalange, conquistou o prêmio Connect Award e foram classificados para a etapa internacional na sede da NASA em Houston, Texas.
Com experiências nas linguagens de programação C#, Python e JavaScript, atualmente é responsavel pelo desenvolvimento da programação do robô da sua equipe de robótica. Além disso, possui fundamentos em desenvolvimento web fullstack com tecnologias como React e NodeJS, frontend e backend respectivamente.

3

Jonathas Pinheiro
Faz parte do Núcleo Amazonas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, e Diretor da Kainos Maker, uma empresa que ensina robótica e programação educacional para crianças e adolescentes.
O micro:bit é uma placa microcontroladora e programável feito para crianças e adolescentes criarem protótipos incríveis para dar vida a suas ideias, no momento atual em que vivemos alguns alunos do Amazonas que trabalham com a placa desenvolveram projetos incríveis que incentivam o combate ao corona vírus. Veremos também como eles fizeram esses projetos, seus circuitos e programações!

4

Karla Pereira
O talk “Women in Tech” aborda os diferentes cenários tecnológicos em que as mulheres foram e são atuantes e os desafios apresentados para estar mais presente nessa área, assim como a trajetória da nossa convidada, Karla Pereira, até chegar na tecnologia.Karla Pereira é doutoranda em Informática na UFAM, Mestre em Informática e representante do Núcleo Amazonas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, além de cofundadora do Makers Manaus e Fab Lab Manaus.

5

Tiago Cauassa
No talk “Mudando vidas com o micro:bit na região Amazônica do Brasil”, o Prof. Tiago Cauassa compartilha a sua experiência e os impactos positivos alcançados através dos seus projetos educacionais tecnológicos, utilizando a ferramenta micro:bit para ensinar robótica e programação aos brasileiros e venezuelanos da nossa região.
Tiago Cauassa é professor de Robótica Educacional da empresa ControlBot, e Instrutor de Tecnologias Educacionais da empresa Arduino Manaus. Formou-se em Informática pela UEA, em Tecnologia da Informação pela KPU no Canadá, e é Certificado Internacionalmente pela Lego Education Academy. Cauassa venceu o campeonato local em 2018, e o desafio internacional em 2019, em Londres.