1

ORANGE THE WORLD

“16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero” é uma campanha internacional de combate à violência contra mulheres e meninas, que acontece todos os anos, entre os dias 25 de novembro (Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

A campanha foi iniciada durante o primeiro encontro Women's Global Leadership Institute em 1991, que se realizou no Center for Women's Global Leadership(CWGL) na Universidade Rutgers. No Brasil, a campanha é realizada desde 2003.

O dia 25 de novembro foi concebido como o Dia Laranja pela Campanha UniTE para acabar com a Violência contra as Mulheres. A cor laranja simboliza um futuro melhor, livre e sem violência. Serve também como um meio de demonstrar sua solidariedade na eliminação de todas as formas de violência.

O ICBEU Manaus, juntamente com a Embaixada Americana, promoveu a campanha dos 16 dias de ativismo com postagens em nossas redes sociais @icbeumanaus@makerspaceicbeumanaus, e talks online a fim de sensibilizar, orientar e promover atividades em prol da erradicação da violência feminina.

PROGRAMAÇÃO

1

Dra. Débora Mafra

A Dra. Débora Mafra é Bacharel em Direito, e Especialista em Direito Tributário. Ingressou como escrivã de Policia Civil em 2001, por meio do concurso público, e em 2019, assumiu como Delegada de Polícia Civil também através de concurso público. Há cinco anos vêm atuando como delegada da Mulher. Dra. Débora desenvolve uma forte campanha por meio dos meios de comunicações amazonenses, promovendo informações que mulheres precisam ter sobre a identificação da violência doméstica, já que muitas mulheres são vítimas e ainda não o sabem. Faz diversas palestras, em várias instituições públicas e privadas, como forma de orientar mulheres e homens no combate à violência doméstica.

2

Dra. Valéria Scarance

Promotora de Justiça especializada em Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. autora do livro "Lei Maria da Penha: o Processo Penal no Caminho da Efetividade", Coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Púbico. Até março de 2017, Coordenadora Nacional COPEVID/CNPG/GNDH. Mestra e Doutora em Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora de Processo Penal da PUC-SP e de cursos de Pós-Graduação e 1ª Secretária Executiva do GEVID - Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar MPSP. Em 2013, representou o Ministério Público do Brasil junto à ONU em Bangkok, reunião em que se discutiu um Manual para atuar em violência contra a mulher Em 2014, foi convidada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para participar do programa de intercâmbio "Combating Domestic Violence".

3

Luziane Costa

É psicóloga com experiência em consultoria de autoestima e autoconfiança com o corpo para adolescentes pelo UNICEF. Possui MBA em Gestão Escolar (USP/ESALQ); Especializanda em Psicoterapia em Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio - UNILEYA. Realiza pesquisas com temas relacionados a Gênero, Saúde Mental; Saúde Pública; Políticas Públicas, Direitos Humanos; Prevenção e Posvenção do Suicídio.

4

Lucilene Macêdo

Conversaremos com a Dra. Lucilene Macêdo sobre as diferentes formas de violência e assédio contra mulher no ambiente de trabalho, as consequências jurídicas, o que configura esse tipo de conduta e como combater essa prática.
Advogada desde 2012, especializada em Direito do trabalho e Direito Civil. Membro e Procuradora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/AM.